quarta-feira, 15 de junho de 2011

Furoshiki

Aqui está uma das várias utilizações do lenço, de que falei aqui: o Furoshiki.


Boston Tsutsumi feito por mim
Foi na minha viagem ao Japão que fiquei a conhecer o Furoshiki.

O Furoshiki não  é mais do que  um simples  pedaço de tecido quadrado, que através de nós e dobras, semelhantes à técnica do Origami, pode assumir várias formas diferentes. De origem tradicional Japonesa, era usado para embrulhar e transportar variadas coisas. Os senhores feudais (no período Edo) quando iam para os banhos públicos  transportavam as suas roupas no furoshiki, identificado com o brasão da família.

Diferentes técnicas para o Furoshiki
Com o aparecimento dos sacos plásticos, caiu em desuso. Actualmente  o governo Japonês tem promovido a sua utilização através do conceito dos 3 R, reutilizar, reduzir e reciclar, usando-o como um saco ecológico. Mas para dizer a verdade não os vi pela rua, mas era tanta informação  que nos bombardeava, que  pode ter passado despercebido. 

O tecido pode ter diferentes tamanhos, padrões e ser em algodão, nylon ou seda. No Japão normalmente cada padrão tem um significado, por exemplo para cada estação exite um diferente. 

furoshiki.com, é uma loja online, onde podemos encontrar diferentes tipos de tecidos. Eu já escolhi o meu

Infelizmente não comprei nenhum pois já tinha comprado uma bolsa de mão. Hoje, que já sei todo o significado por detrás deste pedaço de tecido, não teria ido embora sem um na minha mala. Acho que nas lojas deveriam dar a conhecer melhor a parte cultural Japonesa deste bocado de tecido, mas tudo no Japão é difícil de ser explicado e compreendido. 

Esta é a  mala de mão que comprei no Japão e que eu adoro.





E ela tem o mesmo princípio deste Furoshiki, uma única alça comprida ao meio.

Seika Tsustumi  (watermelon)

Este vídeo é alusivo ao seu  uso i como saco ecológico. Achei giríssima a ideia no carrinho de bebé. Irei usar amanhã mesmo.

0 comentários:

Enviar um comentário

Deixa aqui o teu comentário para podermos conversar um pouco :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...