domingo, 12 de junho de 2011

Lenços, mil e uma utlização.

O calor e a humidade já deram o ar da sua graça por cá. As opções para  passear reduzem-se aos centros comerciais. Com isso, os lenços e écharpes começam a sair da gaveta pois o ar condicionado é forte  e por vezes chego a tirintar de frio. Há que dar asas à imaginação e variar a forma de o usar. Nas minhas pesquisas pela Internet, encontrei este vídeo fabuloso:

25 maneiras para usar um lenço em 4,5 minutos



blog da Wendy é uma inspiração. Para além de ser  uma lutadora, tem um mundo de dicas e as suas fotos são lindas. 

O lenço, écharpes e cachecóis já fazem  hoje parte dos nossos looks de variadíssimas maneiras. No pescoço, no cabelo (fita ou turbante), nas malas (a enfeitar ou mesmo a fazer de mala), como cinto e também como fio, sim! A versatilidade do lenço é admirável e ainda bem, pois assim podemos estar sempre a variar o nosso look. É claro que isto dará assunto par mais uns quantos posts.

Curiosa como sou, fui investigar a origem dos lenços. Historicamente, os lenços remontam pelo menos até à antiga Roma. Um lenço de linho, chamado de Sudarium (pano do suor) era usado pelos romanos para limpar o pescoço e a cara. Contudo, esculturas chinesas datadas 1000 A.C apresentam rectângulos com franjas, sendo segundo os historiadores, o indício mais antigo do lenço.
Os romanos tornaram o lenço como um acessório masculino, usado tanto na cinta como no pescoço. No entanto no século XVII, mercenários Croatas usavam lenços como indicador da sua posição hierárquica. Os soldados usavam lenços feitos de algodão fraco, enquanto que os oficiais usavam de seda.
Os franceses ficaram tão fascinados com a originalidade dos lenços dos croatas, que começaram a usá-los. Chamavam-nos de “cravate”, pronuncia francesa para croata (Hrvāt). 
No século XIX,  o lenço tornou-se definitivamente  num acessório indispensável no guarda roupa do homem e da mulher, símbolo de sofisticação e elegância.

0 comentários:

Enviar um comentário

Deixa aqui o teu comentário para podermos conversar um pouco :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...