terça-feira, 10 de abril de 2012

Falando de coisas sérias e um pouco sobre mim!

Este blog está longe de ser um fashion blog e nem quero que assim seja reconhecido. É mais um blog sobre a  mulher e o mundo que a rodeia (assim tento que seja).  É onde partilho tudo o que está relacionado com o mundo feminino, o que vou descobrindo por aí, pelo mundo, através de outros blogs, de amigas, mas acima de tudo é uma extensão do meu mundo, do meu eu. Como tal e como aqui falo de tudo o que gosto e não gosto, tenho de falar sobre um assunto que me tem tirado o sossego nestes últimos dias.

Eu sou técnica de análises clínicas e trabalho já há cerca de 10 anos no serviço de sangue, simplificando: trabalho com todo o processo de transfusões de sangue e/ou com ele relacionado. Em Maio fará 8 anos que estou no serviço de Imuno-Hemoterapia da Maternidade Alfredo da Costa  e é com uma grande dor no coração que assisto ao seu fim à frente dos meus olhos.

A Maternidade Alfredo da Costa é uma referência do nosso país. Não é um simples sítio onde os bebés nascem, mas sim uma instituição dedicada à mulher, com todas as suas vertentes. É considerada um escola, onde existem os melhores profissionais da área e  que é conseguido através de um excelente trabalho em equipa, com confiança entre os diferentes profissionais e sem o qual isso não seria possível. Com o seu fecho, tudo o que lá se construiu irá acabar. Com o desmembramento das equipas, nada será igual. 

Eu gosto muito de trabalhar lá. Mesmo sendo um trabalho de uma responsabilidade enorme, não reconhecida e muito mal remunerada, é onde eu me sinto realizada. Posso dizer que gosto muito do que faço, de trabalhar com a minha equipa (adoro mesmo) e da instituição. Será com o coração despedaçado que irei um dia ver o seu fim. Não tenho medo de trabalhar, trabalho onde for preciso, mas tenho a consciência que dificilmente gostarei tanto como gosto deste.

Assim hoje estarei às 19:30 em frente à MAC, irei abraçá-la e mesmo que com isto nada mude saberei que estive lá!

Peço, a quem queira ajudar esta causa, que assine esta petição

A todos muito obrigado por este bocadinho de atenção ao meu desabafo!


16 comentários:

  1. Olá Célia.
    Fiquei muito emocionada com o seu post por vários motivos. Ainda ontem vi a reportagem sobre a Mac na TVI e fiquei com as lágrimas nos olhos. Apesar de viver no Porto a MAC é uma grande referência nacional e tem serviços muito específicos como as unidades de Neonatologia, entre outros, que são muito importantes e diria mesmo vitais e insubstituíveis para muitas situações de urgência. É lastimável que uma decisão destas seja tomada.
    Além disso é terrível assistir ao fim ou ao encerramento do nosso local de trabalho especialmente quando gostamos. Trabalhei 18 anos na Farmácia de um bloco operatório num hospital privado do porto e o ano passado tive de vir embora. Apesar da instituição ainda não ter encerrado está em situação critica. Por isso sei o quanto doi este tipo de situação.
    Mas vamos ter esperança de que alguma mente se ilumine e veja o erro grave que seria fechar a Mac.
    Beijinhos grandes e que tudo corra pelo melhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lena,
      Vejo que passaste por uma situação semelhante. A hipótese de perder o emprego está a deixar muita gente angustiada e esta insegurança não é boa para o bom funcionamento do hospital.
      Infelizmente este é o panorama que se avizinha, Não se sabe quando, acredito que não será para já, mas temo que tenha os dias contados.
      Beijos

      Eliminar
  2. Célia, vivo longe mas estou solidária :) força :)

    bjo**

    ResponderEliminar
  3. sim moramos na alta de lisboa :)
    tu também moras?
    xx gii
    http://futurefashionindependent.blogspot.pt/
    GIVEAWAY: http://futurefashionindependent.blogspot.pt/2012/04/giveaway.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim moro :)
      Temos de combinar um café!
      Eu envio-vos um email.
      Beijo

      Eliminar
  4. É com muita pena que ouço e leio isso mas quero que saibas que estou aqui e irei dar todo o meu apoio no que for necessário. Se necessitares de algo diz Sim?

    Um beijinho muito grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei minha querida que estarás sempre aí!
      A ver vamos o que irão decidir. A nossa intervenção ontem correu muito bem e foi muito emocionante ver aquelas pessoas solidárias com a MAC!
      Foi bom no final ver os rostos a sorrirem outra vez com esperança.
      Beijos
      Célia

      Eliminar
  5. é deveras ridiculo fecharem esta maternidade! eu nasci lá como quase toda a minha familia... acho que á outras coisas menos importantes que deveriam fechar (ou poupar na limusinas dos senhores lá do parlamento), mas pronto ... isto é só o que o povo diz e o que o povo diz pouco lhes interessa :S
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo isso que penso Ana Rita. Será que o fecho da maternidade é que irá fazer a diferença? Como diz uma amiga minha, as razões que os nosso políticos usam para justificar o seu fecho é o mesmo que agora apelarem a um ataque a Portugal para usar os submarinos onde gastaram milhões para justificar a sua existência.
      Beijos
      Célia

      Eliminar
  6. Acho um crime fecharem a MAC. Por isso percebo bem a tua tristeza e indignação. Já assinei a petição e só espero que os nossos governantes metam a mão na consciência e voltem atrás nesta decisão completamente cega!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que sim Luarte. A MAC é uma referência, um marco do nosso país, considerada a 3ª melhor da Europa e o nosso governo quer acabar com isso. Se ainda justificassem convenientemente o seu fecho, mas não falam de estatísticas, de números de parto e não referem o trabalho todo restante que é realizado lá. Enfim, haja ainda uma esperança!
      Beijos

      Eliminar
  7. Já está assinado. Nasci lá, não quero que deixe de existir. Bjs***

    ResponderEliminar

Deixa aqui o teu comentário para podermos conversar um pouco :)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...